Coaching: Ciência ou Bruxaria?

O Coaching é uma das grandes tendências atuais do desenvolvimento humano, seja pessoal seja empresarial, mas por muitos considerado apenas uma moda. Para entendermos quão eficaz é esta ferramenta, nada como percebermos quais os seus benefícios diretos, sejam eles na melhoria do desempenho de cada um, sejam na obtenção de resultados mais rápidos e muito consistentes ou de equipas mais motivadas e positivas. Isso ocorre porque o Coaching é participativo e as pessoas tendem a aprender e adotar novos hábitos mais facilmente quando são criados por elas mesmas, como acontece no caso do Coaching. E é por isso que o Coaching é tão eficaz.

 

Mais Qualidade de Vida

Ganhar o controlo da sua vida ou negócio é o resultado principal de um programa de Coaching, permitindo-lhe alcançar melhores resultados e atingir as suas metas pessoais, resultando numa clara melhoria da sua qualidade de vida.

 

Mais Tempo

Um dos benefícios do coaching é o reconhecimento de quais são as tarefas fundamentais para alcançar os resultados que pretende e quais são as time killers. Isso faz com que o seu tempo seja melhor aproveitado, ou seja, despendido naquilo que realmente importa, sobrando-lhe mais tempo para o que mais gosta de fazer.

Melhores Resultados

Com a melhoria da gestão do tempo, do planeamento e da produtividade, o seu desempenho nas suas atividades melhora. À medida que os resultados melhoram é mais fácil obter ainda melhores resultados, recomeçando o ciclo de melhoria contínua.

Apoio

O processo do Coaching é pensado para que você desenvolva as suas habilidades e potencialidades. Dessa forma começa a sentir-se cada vez mais confiante e capaz de guiar a sua própria vida e as suas ações, tomando com mais facilidade as decisões importantes.

 

Acompanhamento

Um dos benefícios do Coaching é a existência de um acompanhamento verdadeiro e paciente, totalmente centrado em si, o que é ainda mais importante se for um profissional que trabalhe com elevada pressão e responsabilidade, como um CEO ou chefia de topo. Desta forma, o coach acompanha-o sempre, orientando-o ao longo de todo o processo de aprendizagem e mudança.  

Ação Mais Eficaz

Com o apoio do seu coach é mais fácil fazer mais com menos recursos, fazer mais com menos tempo, fazer “mais certo”, com menos informação. No fundo, tudo o que faz é mais eficaz e com melhores resultados.

 

Pensamento Orientado para o Sucesso

Estando mais confiante em si mesmo e nas suas capacidades, vai tornar-se mais audaz e passará a procurar soluções “fora da caixa”, fora da sua zona de conforto, também com a participação das outras pessoas da sua equipa. O resultado será, a prazo, a melhoria significativa no seu processo de pensamento e decisão.

 

 Inteligência Emocional

O autoconhecimento é o catalisador para que o crescimento ocorra… sem este primeiro passo de perceção, as pessoas continuam, cegamente, a fazer as coisas da mesma maneira, uma e outra vez. Conseguir perceber o que se passa dentro da sua mente, o que se passa com os seus sentimentos, abre-lhe a porta para um nível de controlo que é novo para si.

 

 Encorajamento

Níveis mais altos de motivação e coragem surgem quando tem quem faça a viagem consigo. E assim que os resultados começam a surgir, o processo autoalimenta-se. Quem não sente uma descarga de adrenalina quando os seus objetivos estão a começar a cumprir-se? É esse o papel do seu coach, acompanhá-lo ao longo da sua viagem.

 

Autodisciplina

À medida que ganha controlo sobre os seus processos mentais, torna-se mais fácil regular as suas “vontades”, padrões de comportamento ineficientes e inconscientes… e com essa regulação, vem a autodisciplina!

   

O Coaching permite-lhe potenciar a sua carreira, adquirir mais conhecimentos e evoluir profissional e pessoalmente através das suas técnicas e ferramentas. É uma excelente metodologia para quem quer retomar o controlo da sua vida, viabilizando a descoberta dos seus talentos, auxiliando-o a desenvolver a sua inteligência emocional, eliminando medos e crenças que o bloqueiam, melhorando relacionamentos e ajudando-o a descobrir a sua verdadeira missão de vida. O Coaching é para si, seja criança, adolescente, adulto e idoso, homem e mulher, futebolista ou dona de casa… é para todos os que querem evoluir, ser melhores profissionais, melhores pessoas, enfim, mais felizes.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *